Abaixo, resumo de artigo científico de autoria de Dulcinéia Ester Pagani Gianotto e Renato Eugênio da Silva Diniz, extraído do jornal Ciência e Educação, vol. 16, número 3 (2010).
O texto completo (PDF) pode ser obtido em
http://www2.fc.unesp.br/cienciaeeducacao/viewarticle.php?id=577&layout=abstract
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: A METODOLOGIA COLABORATIVA MEDIADA PELO COMPUTADOR E A APRENDIZAGEM PARA A DOCÊNCIA
Dulcinéia Ester Pagani Gianotto e Renato Eugênio da Silva Diniz
Resumo
Este artigo apresenta os resultados da implantação e aplicação da metodologia colaborativa mediada pelo computador desenvolvida com alunos de Prática de Ensino de Biologia da UEM. Apoiando- se na abordagem qualitativa, os dados foram coletados em questionários, documentos e observações, e a análise sobre as ideias, concepções e reflexões dos sujeitos da pesquisa processou-se de acordo com três grupos de elementos formativos para docência – construindo a identidade profissional, construção do conhecimento compartilhado e mediação. Concluiu-se que os Alunos-Professores (AP) passaram por significativas mudanças atitudinais com relação ao processo de ensino-aprendizagem e ao papel do professor, na medida em que, ao compreenderem a importância de se valorizar o uso da metodologia colaborativa e do computador, como recurso pedagógico no ensino-aprendizagem de Biologia, contemplando-os na experiência vivida, construíram saberes para a docência.