quarta-feira, 20 de maio de 2015

Incentivo à divulgação científica

            Cada vez mais se faz necessário que a prática docente seja capaz de se reinventar, usar ferramentas antes inimagináveis, despertar a curiosidade e desta forma frutificar-se no eminente papel de propiciar a construção do conhecimento.
               Um exemplo digno de nota é o trabalho de divulgação científica realizado pelos alunos do curso de Ciências Biológicas - Licenciatura sob a orientação do Prof. Dr. Douglas Araújo. As atividades consistem em videocasts que podem ser encontrados no site do YouTube que versam sobre vários temas relacionados a Biologia Celular, disciplina ministrada pelo Dr. Douglas.
               Os futuros Professores frequentes nesta disciplina utilizaram vários formatos para que, de forma lúdica,inovadora e atrativa, o público-alvo dos videocasts (jovens em idade escolar e adultos) pudessem ver o conteúdo da sala de aula transposto para uma linguagem contextualizada e, por isso mesmo, mais próxima da realidade de cada um dos visualizadores.
                     Veja aqui um dos videocasts produzidos pelos acadêmicos do curso de Ciências Biológicas - Licenciatura da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.