segunda-feira, 11 de maio de 2009

11/05/2009 - Aula: Experimentação de um objeto de aprendizagem do RIVED (MEC)


O nome do jogo que eu escolhi é “Preciso de oxigênio” (http://rived.mec.gov.br/site_objeto_lis.php)
O seu objetivo é fazer com que os alunos pensem nos efeitos nocivos que alguns produtos químicos agrícolas, presentes nos efluentes industriais e as queimadas podem causar ao ambiente, mesmo sendo “vendidos” com a idéia de que acabarão com os problemas.
A faixa etária do jogo é para alunos da primeira séria do Ensino Médio, que já tem algum conhecimento sobre Biologia.
Em síntese o jogo funciona da seguinte maneira: com o mouse aumenta-se a quantidade de produtos químicos na agricultura ou na agropecuária, despejo de esgoto no lago e a queimada na agricultura. As mudanças no meio ambiente são apresentadas de maneira bem animada e ao final uma pergunta é feita para que o aluno pense e apresente a solução.
Achei super interessante e a animação faz com que o jogo fique mais atrativo. Desperta a curiosidade de saber o que cada elemento químico causará e qual será a melhor solução para os problemas apresentados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário