segunda-feira, 11 de maio de 2009

Protocolo de produção de objetos de aprendizagem do projeto "Tics Biologia"

Dentre os instrumentos de planejamento e desenvolvimento que auxiliam na produção de objetos de aprendizagem com a qualidade de excelência que o RIVED recomenda, nosso projeto utilizará os seguintes (disponíveis em http://www.rived.mec.gov.br/site_objeto_lis.php):

• Formulário de Cadastramento

Nesse formulário há informações detalhadas sobre o autor do objeto de aprendizagem e sobre o próprio OA.

Link:
http://rived.mec.gov.br/arquivos/formulario.doc


• Modelo de Design Pedagógico

Descreve como será o objeto de aprendizagem, explica como vai atingir os alunos: o que o aluno acharia de interessante, o que poderia ser interativo, o que eles vão aprender com isso, entre outros. Mostra também os recursos que irá usar: aplicações ilustradas, videoclipes, animações, etc.


Link: http://rived.mec.gov.br/arquivos/modelo_design.pdf

• Modelo de Roteiro do objeto de aprendizagem


Contém uma coluna com campos para a descrição textual de cada imagem (quadro a quadro) e, ao lado, outra coluna, para que o autor faça um esboço da imagem que pretende utilizar. Isto facilita o planejamento do autor e, principalmente, o trabalho do profissional responsável pela finalização da animação.

Link:
http://rived.mec.gov.br/arquivos/modelo_roteiro.pdf


• Modelo do Guia do Professor

O guia do professor não apenas orienta como usar o material, mas enfoca a dinâmica e a criatividade desejáveis em sala, certos aspectos sobre como o professor deve conduzir sua aula.

http://rived.mec.gov.br/arquivos/modelo_guia.pdf


• Definição do Padrão visual

O Rived estabeleceu um padrão de cores para cada área de estudo, como forma de facilitar a organização do acervo e apresentar uma identidade visual que muito facilita o trabalho. O material audiovisual deve ter um padrão de qualidade bem definido: imagens e vídeos devem ser bem apresentados (quanto à informação visual, estética, etc), organizados didaticamente, para que nada afete o aprendizado. Veja orientações em:

http://rived.mec.gov.br/arquivos/padronizacao_visual.pdf

• Mapeamento dos objetos de aprendizagem publicados pelo RIVED

Apresenta todos os dados relevantes sobre cada material. Essas informações são necessárias para que esse seja empregado adequadamente, de acordo com a faixa etária indicada.

http://rived.mec.gov.br/arquivos/mapeamento.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário