domingo, 17 de maio de 2009

UM EDITOR DE ÁUDIO FÁCIL DE USAR


Olá!
A segunda aula do dia 18/5 será sobre um editor de áudio muito bom, o Audacity. Ele pode ser uma grande ferramenta auxiliar na construção de objetos de aprendizagem para o ensino de Ciências e Biologia, bastando um fone de ouvido com microfone e um computador razoável. Usei-o diversas vezes, brincando de gravar músicas com voz, violão, percussão e solo de assovio (gravados um de cada vez), sem qualquer orientação externa.
Segundo o site http://audacity.sourceforge.net/?lang=pt , o Audacity® "é um programa livre e gratuito, de código fonte aberto, para edição de áudio digital. Está disponível para Mac OS X, Microsoft Windows, GNU/Linux e outros sistemas operacionais. A última versão do Audacity é a 1.3.6 (beta). Como é um trabalho ainda em progresso que não contém documentação ou traduções completas, é recomendado apenas para usuários avançados do sistema. Para todos os usuários, o Audacity 1.2.6 é a versão estável, completa e documentada. É possível ter as duas versões instaladas no mesmo computador."
Como todos editores de áudio, permite que sejam gravadas diversas trilhas, que podem ser editadas em separado – por exemplo: no mesmo arquivo você pode gravar primeiro o violão, em seguida uma percussão e depois a voz. Os três podem ser editados separadamente (fazer cortes, duplicar trechos, alterar graves e agudos, eliminar ruídos, fazer fade in e fade out etc). No caso do ensino de biologia, é possível importar uma gravação em MP3 que você fez de sons da natureza, por exemplo (anfíbios, aves, insetos, cachoeiras) e, em seguida, gravar sua voz de modo independente (explicando o fato, lendo um poema), ou pode acrescentar um instrumento, etc etc.
Quatro grandes qualidades fazem-me recomendá-lo: sua simplicidade; a possibilidade de importar determinado áudio MP3 (desde que livre de direitos autorais) para compor o áudio que você está produzindo; possibilidade de exportar o arquivo no formato MP3; facilidade de usar efeitos especiais em cada trilha. Gostou? Baixe o programa em http://www.baixaki.com.br/site/dwnld44392.htm (versão portátil, feita para rodar em pen drive, gratuita e em português). LEMBRANDO SEMPRE QUE A RESPONSABILIDADE SOBRE EVENTUAL INFECÇÃO POR VÍRUS É DE QUEM FAZ O DOWNLOAD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário