segunda-feira, 11 de maio de 2009

Jogo: A lombriga malvada (objeto de aprendizagem RIVED)


Tipo de objeto: Conteúdo produzido para o PAPED;
Título: A lombriga malvada;
Categoria: Biologia, Ciências;
Subcategoria: Higiene e saúde;
Tecnologias Utilizadas: FLASH;
Publicação: 2006-02-28;

Objetivo: O objetivo desse trabalho foi desenvolver uma ferramenta de ensino para ser utilizada na construção do conhecimento sobre biologia e mecanismos de transmissão de Ascaris lumbricoides, apresentando também algumas formas de prevenção ao parasita. A ferramenta foi denominada "A Lombriga Malvada" e foi construída para auxiliar o professor que atua no ensino fundamental.

Faixa Etária: A faixa etária atendida nessa fase educacional, de 6 a 10 anos, poderá ter maior facilidade em assimilar os conhecimentos sobre parasitas se, com o uso do computador, puder visualizar cenas coloridas e figuras ilustrativas. Esse recurso promoveria uma simulação do ambiente real, aumentando o interesse por parte do aluno e auxiliando na fixação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Avaliação:

O jogo está bem didático, atende a faixa etária esperada, é bem rápido e prático, não sendo cansativo. Os ovos, que representam a fase da lombriga que pode ser transmitida à espécie humana, são microscópicos, não visíveis a olho nu, sendo difícil de uma criança entender a gravidade de sua infestação.

Para isso, usaram e explicaram bem onde os ovos da lombriga podem ser encontrados mesmo não se podendo enxerga-los. Com isso, as medidas de prevenção (à infestação por lombriga) apresentadas são de extrema importância, visto que não se consegue saber onde está o ovo do nematelminto sem o uso de equipamentos especiais (microscópio). As medidas de prevenção apresentadas durante o jogo também são muito boas para ensinar bons hábitos de higiene para as crianças.

Além disso, os autores / produtores selecionaram as brincadeiras e lugares mais usados pelas crianças, proporcionando uma familiarização dos ambientes agradáveis por elas e os lugares com maior probabilidade de infestação.

Site: www.rived.mec.gov.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário