sexta-feira, 15 de maio de 2009

Kit Heredograma




Olá,
estes é um dos trabalhos já publicados que queremos passar para o meio digital.

Aceitamos sugestões.


53º Congresso Brasileiro de Genética. Oficina: Kit heredograma. 2007

KIT HEREDOGRAMA

Zorzatto, Cristiane; Cereali1, Sandra dos Santos; Guerreiro, Hector Marcell; Pires, Danila Cristina Pagani; Borghesan, Tarcilla Correntes; Grance2, Simone Reschke Mendes; Cunha-Laura, Andréa Luiza; Moraes, Danielle Serra de Lima; Souza, Paulo Robson de.
1 Departamento de Biologia / Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (DBI/CCBS/UFMS).
UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
2CCBAS / Curso de Medicina Veterinária.
UNIDERP – Universidade para o Desenvolvimento do Estado e do Pantanal.
scereali@uol.com.br
Palavras-chave: Construção de Genealogias ou Heredogramas.



JUSTIFICATIVA
O estudo da herança de uma característica pode ser feito por meio da análise de heredogramas ou genealogias, que constituem um método abreviado e simples de representação dos dados de uma família. Ele é o primeiro passo para a orientação da família no aconselhamento genético. Sua construção exige a compreensão correta de uma série de conceitos fundamentais e o conhecimento dos padrões de transmissão dos genes nas famílias. Esse estudo é realizado em todos os cursos da área biológica, bem como nos ensinos médio e fundamental e desperta grande interesse por parte dos alunos, inclusive em relação à herança das suas próprias características. Esse interesse aliado a necessidade de material didático de apoio para o desenvolvimento de aulas práticas conduziu à iniciativa de idealizar e confeccionar o jogo de heredograma para atender, sobretudo, alunos da licenciatura e professores atuantes nos ensinos fundamental e médio.

OBJETIVO
Promover, de forma lúdica, a compreensão dos mecanismos de herança genética por parte dos estudantes dos diferentes segmentos da educação.
Proporcionar ao aluno a vivência de uma série de conceitos da genética, tais como o de locus, dominância, recessividade, codominância, expressividade, penetrância, heterogeneidade, pleiotropia, mutação e outros.

RESUMO
Para se concretizar o aprendizado sobre montagem de heredogramas é fornecido aos participantes um tabuleiro de feltro e peças em EVA e velcro, com colorido contrastante que prende a atenção dos jogadores; fichas com exemplos práticos e até mesmo divertidos de estórias familiares, desafiando os estudantes a montar o heredograma de forma correta no menor tempo possível. A participação efetiva dos profissionais da área de educação facilitará a aplicação das atividades com seus alunos, que poderão discutir as situações criadas, com base em dados dos próprios familiares, assimilando com mais facilidade os conceitos envolvidos. Esta prática possibilita a interação de todos, é de fácil aplicabilidade, além de ser de baixo custo, uma vez que a maioria das escolas dispõem dos materiais necessários para a confecção do “Jogo do Heredograma”.
Apoio financeiro: DBI/CCBS/UFMS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário